segunda-feira, 20 de julho de 2009

Textos: O NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

O NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIERA


Que o Brasil é extremamente desigual, todos já sabem. Talvez a desigualdade mais marcante se refira a condição do negro na nossa sociedade. Como se não fosse a faixa educacional e, consequentemente, a faixa salarial menor, a discriminação assume o papel de vilão na tentativa de se fazer uma país mais justo para todos. O aumento significativo do salário mínimo e a oferta de bolsas em faculdades para alunos carentes são ótimos meios para se atingir tal objetivo.

Mas reverter esse quadro não é nada fácil. As principais características da nossa sociedade hoje foram consolidadas por séculos durante os quais o Brasil assumiu diversas “caras”. A saber o negro já foi inserido aqui em condição de inferioridade perante os portugueses, e porque não dizer perante os próprios índios. O negro africano assumiu o papel de escravo em uma terra onde, pelas circunstâncias impostas, ele era descaracterizado como pessoa sendo considerado apenas um objeto, uma “peça”, alguém que não tinha autonomia sobre seus próprios atos.

E apesar das resistências, das lutas em busca da liberdade, o negro escravo viveu nessa condição por três séculos. Tempo mais que o suficiente para que essa situação fosse inconscientemente assimilada por toda a sociedade. Tanto foi assim que mesmo depois da abolição da escravidão em 1888, o negro continuou sendo escravo, escravo de uma sociedade que se recusou a inseri-lo em seus meios sociais. Certamente a condição dos negros hoje estaria melhor se as vagas no mercado de trabalho, que a partir de então passou a ser assalariado, fossem ocupadas por eles mesmos. No entanto, o que se viu foi a sua completa exclusão, a preferência foi dada aos imigrantes, principalmente europeus.

Sem a Casa-Grande e nem emprego, o negro não teve muitas escolhas. Muitos foram obrigados a viver de mendigagem ou cometendo pequenos delitos, tornou-se uma grande massa que vivia na ociosidade. Isso veio apenas piorar a sua situação porque ele passava a ser visto com um olhar crítico cada vez pior, por um grupo de pessoas que se julgavam civilizados. E não se pode dizer que a sociedade brasileira hoje não seja herdeira desse Brasil de pouco mais de cem anos atrás. Características que se arrastam no tempo.

Sem dúvida a condição do negro hoje é muito melhor, mas ainda tem muito o que melhorar. Ao governo cabe dar melhores condições de saúde e educação e à sociedade de maneira geral, cabe se libertar de suas heranças históricas que vê os negros com um olhar de inferioridade. É evidente que se deve haver julgamentos, mas que os quesitos julgados sejam os méritos e não características físicas. Esse é o caminho para um Brasil que seja realmente democrático.

27 comentários:

Lucimar Simon disse...

EI MEU AMIGO ADRIANO QUE OTIMO TER VC NESTE ESPAÇO CARA AQUI SE PRECISAR DE AJUDA ESTAMOS AI,

ABRAÇO LUCIMAR SIMON

Lucimar Simon disse...

Sinceramente concordo com vc, as desigualdades sao latentes, e o negro fica com a maior fatia? sim maior fatia de preconceito, maior fatia de injustiça, maior fatia de desemprego, maior fatia dessa pobresa que assola nossa pais,


abraço pra vc e que esse nao sera pequeno ou a menor fatia...

vamos bombar este blog cara.

Gabriel disse...

esse site e o melhor

Rebeca disse...

as coisas que vc disse sao completamente real,infelizmente o preconceito esta crescendo cada vez mais os brancos ganham sempre mais,sempre tem mais previlegio nos eventos...e os negros sao...apenas negros "pessoas sujas" como dizem!
mas eu vou lutar contra o preconceito ate o ultimo munito da minha vida!

Anônimo disse...

adorei o texto, muito bom!!!
ajudou muito na minha pesquisa escolar muito obrigado e parabens pelo blog.

Anônimo disse...

I visited various sites howeѵer the аudio featuгe for audio songs curгent at thіs web site is aсtually
wonԁerful.

Hегe is my blog post :: V2 Cigs Review

Anônimo disse...

Thаnk you a lot for sharing this with аll folks you аctually undеrѕtanԁ what
уou're talking about! Bookmarked. Please additionally seek advice from my site =). We can have a hyperlink change arrangement among us

Here is my weblog :: Click Through The Following Web Site

Anônimo disse...

This piecе of ωriting gives cleaг іdea
designed for the new vіsitors of blogging, that really how to do blogging and site-buildіng.


My website :: www.hightechscouting.com

Anônimo disse...

Hellο! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!

Also visit my weblog; africanamericansupersite.com
my site > http://socialinga.com/index.php?do=/profile-2875/info

Anônimo disse...

Hi thегe, You have dοnе an excellent job.
Ι will cеrtainlу digg it аnd perѕonally recommenԁ tο my frіends.
І am сonfident they ωill bе benеfitеԁ from this ωebsite.


Feеl free to νiѕit my website www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Neаt blοg! Is уour theme custοm made or did you download it from somewhеre?
A theme like yοurs with а few sіmрlе twеeks would reallу mаkе my blog jump οut.
Please let me κnoω where you got your ԁeѕign.

Thank you

Alѕo viѕit my homepаgе; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Hey! Dο yоu know if thеy maκe any ρlugins to
sаfеguaгd аgainst hасkеrs?
I'm kinda paranoid about losing everything I've wоrkeԁ hard on.
Αny tips?

Taκе a loοk аt my weblog
http://www.frequencemutine.net/userinfo.php?uid=1515

Anônimo disse...

Just ωаnt to say уour аrticle is as
astonіshing. Τhe clarity for your рost
іs just nice and that i could thіnk уοu're knowledgeable in this subject. Well together with your permission allow me to clutch your feed to keep up to date with impending post. Thanks a million and please continue the enjoyable work.

Take a look at my blog http://www.blogsconcept.com

Anônimo disse...

Good aгtіcle! Wе aге linking tο this greаt artiсle οn our site.
Keep up the grеat writing.

Hеrе is my web ѕite; V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

The belt makes use of gel pads postioned over the center abdominals and the
outdoors obliques.

Feel free to surf to my web-site: Manyfriends.net

Alessandra Oliveira disse...

Obrigada. Me ajudou muito em uma pesquisa sobre os Negros...

Anônimo disse...

valeu salvou minha pele num trabalho de sociologia sobre minorias sociais

p.s. :texto muito legal :)

Leticia

Anônimo disse...

não sei porque existe preconceito contra os negros temos que armar preconceito contra os brancos que se acha melhor do que outros

Milla disse...

infelizmente as injustiças ainda são muito vastas,espero que algum dia essa situação se torne bem mais amena.
excelente texto,parabéns!!

Anônimo disse...

Realmente o preconceito e a desigualdade,concerteza nao faz parte de um pais democratico.as pessoas devem muda seu olhar aos negros.valeu!

Anônimo disse...

Realmente o preconceito e a desigualdade,concerteza nao faz parte de um pais democratico.as pessoas devem muda seu olhar aos negros.valeu!

Anônimo disse...

Muito bom o texto: sucinto e preciso.
Me ajudou muito

GSouzaz disse...

Meu caro, parabéns pelo seu senso crítico perante esse assunto tão delicado, muito me admira a firmeza com qual você expressa em cada linha escrita no corpo deste texto. Agradeço-lhe desde já pois me prestou como fonte para estudo.
Abraços.

GSouzaz disse...

Meu caro, parabéns pelo seu senso crítico perante esse assunto tão delicado, muito me admira a firmeza com qual você expressa em cada linha escrita no corpo deste texto. Agradeço-lhe desde já pois me prestou como fonte para estudo.
Abraços.

Anônimo disse...

Muito certo, infelizmente ainda é assim, mesmo dizendo que não há preconceito, me ajudou muito no meu trabalho de História. obrigada

Raiz Crespa Por Vânia Luz disse...

Para se entender o presente é preciso conhecer o passado.
ÓTIMO TEXTO.

Anônimo disse...

Adorei seu texto realmente uma opinião espetacular !
Me ajudou bastante em uma pesquisa escolar !