quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A INCRÍVEL CONQUISTA DA AMÉRICA PELOS ESPANHÓIS

UMA AMÉRICA SUBJUGADA

Um dos acontecimentos mais impressionantes da história foi a rapidez com que os espanhóis subjugaram os índios americanos. Digo impressionante pela relativa facilidade com que eles estabeleceram um domínio permanente, organizado. Como os invasores, em número tão reduzidos conseguiram dominanr regiões como o México Central que em 1515 era povoada por cerca de onze milhões de pessoas?
Certamente para compensar a desvantagem númerica, os europeus tinham alguns "trunfos".
O primeiro deles, certamente, foi o armamento. Enquanto os índios usavam armas primitivas, os espanhóis empregavam espadas. lanças, armaduras de aço, bestas, mosquetes, cavalaria montada e navios armados de canhões.
A segunda vantagem espanhola foram os grupos indígenas desconatentes com suas lideranaças fazendo com que muitos deles apoiassem os conquistadores ou reagissem com certa passividade.
A terceira vantagem era a fé missionária. Trata-se da convicção de que, os santos estavam ao seu lado, de que a sua religião os capacitava a vencer.
Por fim, os espanhóis tinham algumas vantagens morais. Eles não duvidaram nunca de que estivessem combatendo homens mortais, enquanto os indígenas não podiam ignorar a possibilidade de que Cortês, por exemplo, pudesse ser uma reencarnação do Deus Quetzacoatl vindo para reclamar seu reino na terra.
Essas vantagens foram determinantes para a rápida conquista espanhola em solo americano.

Um comentário:

LUCIMAR SIMON disse...

Bem, acho que para este texto, posso apenas dizer que concordo, sem maiores detalhes apenas parabenizo vc pelo texto.

abraço amigo de caminhada.