segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS"

Nunca antes na história desse país.

Talvez uma das frases mais ditas pelo agora ex-presidente lula tenha sido "nunca antes na história desse país". E certamente, eliminando os exageros do seu discurso que tenta aproximar o seu governo à algumas de suas promessas que não foram possiveis realizar, o fome zero por exemplo, essa frase tem o seu "q" de verdade.
Nunca antes na história desse país, o povo foi tão beneficiado com a política federal de assistência social. Por povo entende-se a parcela da população que é excluída da elite política e social mesmo sendo a que mais contribui para o progresso da nação.

Durante o período colonial, o povo era o escravo e aqueles homens livres que se submetiam a regimes de trabalho não muitos diferentes da escravidão. O povo do Brasil Imperial, apresentava as mesmas características ainda que tivesse mais condições de lutar por uma vida melhor. Nesse período a assintência social era praticamente nula. Já o povo do início da República era cheio de esperanças, tanto que procurou estar em ordem para ver se o progresso realmente viria. A ordem não trouxe o progresso desejado. As inquietações desse período era de um povo que queria apenas ser visto e atendido no seu desejo de viver em um país melhor.
1930 foi um marco. Nunca antes na história desse país a classe trabalhadora havia sido tão beneficiada pela legislação federal. Muitos dizem que Getúlio Vargas era a mão dos ricos, mas isso não é mais marcante do que ser pai dos pobres. Os pobres até então eram órfãos. Olhando um pouco mais para o governo Lula, nunca antes na história desse país a classe baixa havia visto diminuir as desigualdades sociais. Muito ainda há para ser feito, mas o primeiro passo foi dado.

Um comentário:

LUCIMAR SIMON disse...

É isso historiador a amigo Adriano de Jesus. belo texto amigo, ta estudando este periodo, ou ta só reflexionando o pós Lula lá...

Saudade das nossas piadinhas de corredor.

abraço e ate março...