quinta-feira, 5 de abril de 2012

O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS?

UMA ESCOLHA COMPLICADA.

Uma emissora de TV está fazendo uma campanha visando eleger o maior brasileiro de todos os tempos.

Nós, professores de História ensinamos aos alunos que todos nós somos importantes na construção da História; que nenhuma pessoa, individualmente é capaz de mudar a história de uma sociedade.

No entanto, temos a consciência de que algumas pessoas se destacam em meio a multidão. Todos nós somos importantes, mas alguns são mais importantes do que outros. Por essa razão, faz sentido escolher o maior brasileiro de todos os tempos.

Mas trata-se de uma escolha complicada, porque é necessário ter um conhecimento da História do país, o que pouquíssimas pessoas têm. E essa condição pode nos dar um resultado duvidoso, já que as pessoas que não conhecem bem a história do país têm a tendência a eleger um candidato mais próximo a elas. Portanto não me surpreenderia se Lula estivesse na liderança da campanha.

Aqueles que conhecem tal história não sentirão muitas dificuldades em escolher alguém.  Lula não é o maior brasileiro de todos os tempos, mas está entre um seleto grupo de brasileiros que mudaram a história sócio-econômica do país. Nesse grupo também estão Getúlio Vargas e Juscelino kubitschek.

É lógico que essas escolhas mudam de acordo as preferências de quem está escolhendo. Um artista, por exemplo, talvez vote em Machado de Assis, Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda.

No entanto, essa campanha terá pouca relevância se não estimular os brasileiros a conhecer um pouco mais a sua história.

Nenhum comentário: