quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A JUVENTUDE DOS ANOS 60

Rebelde ou pacífica, alienada ou politizada, a juventude dos anos 60 deixou suas marcas na história, principalmente pela contestação às normas e valores estabelecidos.

O protesto se manifestou das mais diversas formas: na música, nas roupas e nos cabelos extravagantes, na participação política, nos movimentos pela paz e pelo amor, no uso de drogas, na prática do Hippie, o estudantil e Tropicalismo.

A década se encerrou, no Brasil e no mundo, com um sabor de derrota para a juventude: as rebeliões foram sufocadas, a Guerra do Vietnã continuou por mais alguns anos, os governos conservadores ficaram mais fortes.

Será que o "sonho acabou", como declarou o ex-beatle John Lennon em 1970, depois da dissolução do conjunto?

Se o sonho continua, resta-nos então perguntar o que explica a aparente falta de combatividade dos Jovens? Será que o Brasil está melhor? Ou nos acostumamos com os problemas do país?

Um comentário:

ELIENE DE CASTRO disse...

RESPONDO-LHE ASSIM: O SONHO CONTINUA, SIM.CONTUDO OBSERVA-SE QUE A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS ESTUDANTIL PERDEU AQUELE ESPÍRITO COMBATIVO EM RELAÇÃO AS QUESTÕES SOCIAIS QUE TANTO OS AFLIGIAM EM UMA DETERMINADA ÉPOCA.
HOJE, DIFERENTEMENTE SÃO MOVIDOS PELO CONSUMISMO, NÃO PELA SEDE DE LIBERDADE...DE LUTA PELA IGUALDADE...LIBERDADE DE EXPRESSÃO...COMBATE CORPO A CORPO...BRIGA POR DIAS MELHORES.
LEMBRA-SE DAS CARAS PINTADAS?
POIS É...HOJE TEMOS AS REDES SOCIAIS, A TECNOLOGIA, A INFORMÁTICA, A NOSSO FAVOR E A NOSSA DISPOSIÇÃO.
COM ISSO OS JOVENS TORNARAM-SE ACOMODADOS LANÇANDO ATRAVÉS DOS SEUS PDCS. OPINIÕES QUE DEIXAM A DESEJAR NA EDUCAÇÃO, NO CONHECIMENTO,NA SAÚDE, NO LAZER.SE É PARA GENERALIZAR...VAMOS LÁ.
QUE FAZER ENTÃO? REVER VALORES...MUDAR CONCEITOS...AGUÇAR A CURIOSIDADE DAS CRIANÇAS NOS QUESTIONAMENTOS QUE ENVOLVE A FORMAÇÃO DE UM MUNDO MELHOR, EM QUESTÃO DA FOME, MISÉRIA, DESIGUALDADE SOCIAL, A FIM DE DESPERTAR ESSE ESPÍRITO COMBATIVO, QUE COM CERTEZA TRANSFORMARA OS JOVENS DE HOJE, NOS JOVENS COMBATENTES DOS ANOS 60/70, PREPARANDO-OS PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA,MAIS HUMANA, MENOS VIOLENTA. O SONHO DE PAZ CONTINUA VIVO SIM...PENA QUE DE UMA MANEIRA DIFERENTE DE LUTAR. OBRIGADA PELA VISITA AO MEU BLOG. AINDA ESTOU ENGATINHADO, MAS PRESENÇA COMO A SUA DEIXA-ME LISONJEADA. VALEU MESMO. MOTIVOU A MINHA MAIS RECENTE POSTAGEM. AGRADECIDA. ABRAÇOS.