domingo, 3 de março de 2013

ATIVIDADE PARA OS 9° ANOS

DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA

Não pensem vocês que as potências europeias repartiram e ocuparam a África, dominaram boa parte da Ásia sem que fosse preciso ser derramado nenhuma gota de sangue. Não se esqueçam que houve violência nesse processo de dominação. Entre os eventos que merecem destaque, abordaremos a Guerra dos Bôeres,  a Revolta dos Sipaios, e as Guerras do Ópio.

Na África, os ingleses conquistaram vasta região, que incluía a África do Sul, Rodésia, Tanganica, Quênia, Uganda e Sudão, além de manterem influência sobre o Egito. A extração de diamantes e de  ouro na região de Orange provocou lutas entre os ingleses, comandados pelo governador Cecil Rhodes, e os africanos de origem holandesa que habitavam a região, os bôeres. Esses confrontos ficaram conhecidos como Guerra dos Bôeres (1899-1902) e foi vencida pelas tropas inglesas.

Na Ásia, os abusos das autoridades inglesas na Índia, o empobrecimento do povo e as sucessivas crises de fome no país provocaram uma rebelião contra a dominação inglesa: a Revolta dos Sipaios (1857). Os ingleses fizeram uso de metralhadoras, canhões e esmagaram a revolta com facilidade.  a Inglaterra aproveitou-se disso para assumir diretamente o governo da Índia por meio de vice-rei. Os lucros obtidos na Índia permitiram aos ingleses a construção de amplo sistema ferroviário e de comunicações no país e o envio de milhões de libras para a Inglaterra.

Na China os Ingleses passaram a obter enormes lucros com a venda de ópio para a China. O Ópio era uma forte droga que provocava dependência física e psíquica e trazida das plantações inglesas na Índia. A venda do ópio era proibida na China, pois afetava a saúde dos chineses. Os chineses então resolveram agir: confiscaram e lançaram ao mar 1400 toneladas de ópio bruto. a resposta britânica foi a guerra. A Guerra do Ópio (1839-1842) terminou com a vitória dos ingleses. Os ingleses, evidentemente, aproveitaram-se da vitória para obter vantagens por meio do Tratado de Nanquim, assinado em 1842.

De acordo com o Tratado de Nanquim, cinco portos da China ficariam abertos para os comerciantes ingleses, pagamento de uma indenização de 21 milhões de dólares, o controle de Hong Kong pelos ingleses. Pouco tempo depois, os norte-americanos, os franceses e os russos também obtiveram dos chineses direitos comerciais e privilégios semelhantes.

DEPOIS DE TER LIDO O TEXTO, RESPONDA.

1- Quais os Conflitos da época do neocolonialismo que são destacados no texto?
2- O que provocou a Guerra dos Bôeres?
3- O que provocou a Guerra dos Sipaios e quais as armas utilizadas pelos ingleses?
5- Por que o Tratado de Nanquim aumentou o controle dos ingleses na China?
6- Por que será que a Índia e a China era tão disputada pelas potências imperialistas? 

Nenhum comentário: