quinta-feira, 6 de junho de 2013

PROJETO: O INDIVÍDUO E A HISTÓRIA

- PROJETO- O indivíduo e a História
- DISCIPLINA: História (prof° Adriano Santos)

1- OBJETIVO GERAL: Discutir a capacidade do individuo de mudar a sua historia e intervir em seu contexto social.

2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Entender o conceito de contexto histórico analisando a nossa realidade;
- Discutir responsabilidade social a partir do conceito de política, moral e ética;
- Desenvolver habilidades e competências que requeiram argumentação, análise e síntese de informações;
- Discutir a importância da auto-estima para o alcance de objetivos individuais e coletivos;
- Entender a importância da História na compreensão da nossa realidade

3- METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira consistirá em desenvolvimento de atividades intraclasse baseadas em aulas expositivas e debates sobre contexto histórico, política, moral, ética e autodeterminação. A segunda etapa é o estudo de uma personagem cuja importância histórica possibilite identificarmos como o indivíduo é capaz de intervir em sua história individual e coletiva e fazermos um julgamento de sua postura sob o ponto de vista político, ético, moral e autodeterminista. Pela capacidade que teve de mudar a sua história, a de seu país e até mesmo da humanidade, tomaremos como exemplo o austríaco Adolf Hitler. Ao final será montada uma encenação de um tribunal em configurações atuais. A encenação será composta por uma comissão de defesa e outra de acusação além de um juiz que irá direcionar o julgamento.

E expectativa é de que a encenação dure até uma hora e que seja realizada na data prevista reunindo no auditório as quatro turmas mencionadas. Os atores serão alunos previamente selecionados, excetuando-se os jurados que serão sorteados já na encenação. Os promotores e advogados serão treinados mais especificamente, haja vista que precisarão processar um número maior de informações. O referido treinamento consistirá em observação de filmes e leitura de textos impressos e online sobre a vida e obra de Hitler.

4- CRONOGRAMA


Data
Data
Data
Data
Data
Data
Data
Orientação e treinamento dos atores

   X 

  X

  X





Aula 1 - entendendo contexto histórico




  X




Aula 2 - Responsabilidade social:
Política, moral e ética.





  X



Aula 3 – Conquistando objetivos: a importância da autoestima e do planejamento






   X


Encenação – julgando Hitler: Seu contexto, sua moral e sua ética.







  X

5- RECURSOS NECESSÁRIOS

Data show, Xerox, sistema de som do auditório.

6- AVALIAÇÃO

Participação e produção de um relatório sobre as aulas de História e de Artes e a encenação.


Nenhum comentário: