sábado, 20 de julho de 2013

PROJETO O INDIVÍDUO E A HISTÓRIA: AULA 1


CONTEXTO HISTÓRICO

Podemos dizer que contexto histórico é apenas "a fase", as condições e aspectos que marcam uma época e que possibilita a ocorrência de fatos específicos. Fatos que, dificilmente se repetem no futuro em iguais condições e aspectos.

Em resumo, contexto histórico é o conjunto de condições que possibilita ocorrência de vários fatos.



Ex1: ILUMINISMO
(movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval

Contexto histórico do Iluminismo: Desenvolvimento industrial, contestação às monarquias absolutistas e a falta de direitos e liberdades individuais. Contestação também de valores feudais como os privilégios do clero, da nobreza e o misticismo da sociedade.


Ex. 2: PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Contexto histórico: rivalidades entre os principais. países europeus, disputa por territórios e mercados consumidores


Ex: 3: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Contexto histórico: crise econômica europeia, regimes totalitários, expansão territorial dos nazistas.


Ex 4: A ATUAL ONDA DE PROTESTOS QUE OCORRE NO BRASIL

Contexto histórico: insatisfação popular em razão da impunidade, altos impostos, gastos com eventos esportivos internacionais, corrupção.


Percebemos facilmente que os fatos são consequências do contexto histórico. Contexto histórico não é algo distante de nós, cada contexto é único e nós podemos intervir nele.


Atividade: Qual o contexto do bairro e (ou) da cidade onde você mora? Quais fatos podem ocorrer por causa desse contexto? O que você pode fazer para intervir no contexto e nos fatos?

Nenhum comentário: