domingo, 8 de setembro de 2013

PROJETO O INDIVÍDUO E A HISTÓRIA

AULA 2; POLÍTICA, MORAL E ÉTICA

Na aula anterior definimos o que é contexto histórico e esclarecemos que nós podemos intervir no nosso contexto. Na verdade,  o que estudamos em História são exemplos de intervenções que as pessoas fazem no meio em que vive. Independente do status em que os indivíduos ocupam na sociedade, todos fazem essas intervenções. O grande erro do estudo da história é que ela relata, na maioria das vezes, intervenções feitas pelos homens mais importantes de cada sociedade como se o contexto histórico fosse formado apenas por eles. 

No entanto, o ponto principal dessa aula é explicar aos alunos que não podemos  realizar qualquer tipo de intervenção. As intervenções devem ser pautadas em princípios como ética e moral. 

É importante salientar que todos nós somos políticos a partir do momento em que a todo instante estamos tomando decisões e defendendo nossos pontos de vista. Em seguida esclarecer os conceitos de moral e ética. 

A ética é o estudo do comportamento humano em sociedade e a moral é como o comportamento se mostra na prática, no cotidiano. Esse tema dá possibilidade de discutir a corrupção, enquanto qualquer comportamento que corrompe, transgride as normas sociais. Corrupção não é praticado apenas por aqueles que possuem algum cargo público, todos nós no nosso cotidiano podemos ser corruptos.

A aula é encerrada com o professor afirmando que toda intervenção a ser feita deve ser pautada na  ética, para que não prejudique a nenhuma outra pessoa. Toda intervenção que prejudique o outro, ela é mal sucedida e deve ser evitada para que possamos construir uma sociedade cada vez melhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

koe fesso explicar as liçao ai

Anônimo disse...

explica asliçaos