segunda-feira, 2 de junho de 2014

O IMPERIALISMO E SEUS EFFEITOS


Um dos acontecimentos que mais marcaram o mundo na contemporaneidade foi certamente, o imperialismo do final do século XIX ou neocolonialismo. A ânsia por conquistas de mercados (consumidores e produtores de matéria-prima) e as diversas formas de se conseguir riquezas, mudou o mapa político dentro e fora da Europa, tornou a África uma tragédia quando ela foi ocupada, dividida, explorada e sua variedade étnica desconsiderada. Um continente mergulhado em guerras civis cada vez mais sanguinolentas e que ainda hoje mancham a terra em diversos pontos daquele continente. Foi na África onde o neocolonialismo se mostrou mais maléfico. Não houve sequer algo parecido na Ásia e muito menos na Ámerica. 

O imperialismo esteve no centro causador da Primeira Guerra Mundial. Países europeus foram praticamente varridos do mapa e se viu o surgimento de alguns outros. Além disso, a referida guerra deu aos Estados Unidos a oportunidade de assumirem a liderança político, econômico e militar do mundo ocidental e foi tão mal acabada que, para muitos, a Segunda Guerra Mundial foi a continuação dela. Enquanto a primeira foi o estopim da Revolução Russa, da Segunda Guerra, surgiu talvez o maior conflito ideológico da história: Capitalismo X Socialismo que marcou o mundo a partir dos anos 1945.

A história do século XX pode, sem perca de detalhes, ser contada a partir desses acontecimentos e aumentar a nossa capacidade de compreender as principais características do mundo que nos cerca.

Nenhum comentário: